Núcleo de Literacia

O portal www.saudemental.pt foi desenhado como um espaço de informação clara e compreensível, em língua portuguesa e para a população em geral sobre a Saúde Mental. Fornece informação e esclarecimento sobre os sinais e sintomas do adoecer mental, facilitando o seu reconhecimento e a procura atempada de cuidados adequados.

Saiba mais:

No site

No facebook

No instagram

 

Consulte:

Folheto Saúde Mental

Poster Portal Saúde Mental


A “Walk with a Doc” é uma iniciativa mundial que tem como objetivo a promoção da atividade física na comunidade. Para esse fim, são organizadas caminhadas mensais, precedidas de uma conversa sobre um tema de saúde, apresentado por um médico. O movimento foi desenvolvido em 2005 por um cardiologista americano e tem vindo a crescer desde então, com implementação em vários países. Em Lisboa, já várias Unidades de Saúde Familiar aderiram a esta iniciativa.
O CHPL, através do Núcleo de Literacia, juntou-se a este projeto e realiza todas as terceiras quartas-feiras de cada mês a sua caminhada. Esta iniciativa reveste-se de particular interesse pois conjuga a prática de atividade física à promoção da literacia em saúde mental.

Informações:

Realiza-se na terceira 4ª feira de cada mês, pelas 17h30 com ponto de encontro no Pavilhão 11.
Duração: 30 minutos de conversa + 1h de caminhada.
A conversa é dinamizada por um médico, sobre temas de saúde e doença mental.
A caminhada é acompanhada por um técnico de atividade física.

 

 

Carregue para aceder:

Cartaz Walk with a Doc 2020


Núcleo de Literacia em Saúde Mental do CHPL

O Núcleo de Literacia em Saúde Mental do CHPL é um grupo de trabalho constituído em 2015 que desenvolve ações e parcerias com o objetivo de promover a difusão de informação e conhecimentos sobre a saúde e doença mental e combater o estigma associado.

Tem como objetivos:
Fornecer informação clara e fidedigna sobre diferentes aspetos relacionados com a Saúde Mental;
Divulgar e promover estilos de vida saudáveis;
Esclarecer sinais e sintomas da doença mental, facilitar o seu reconhecimento e a procura atempada de cuidados adequados;
Enriquecer a discussão do projeto terapêutico e promover a sua adesão;
Garantir uma melhor utilização dos serviços de saúde;
Promover uma melhor tomada de decisões em relação aos tratamentos disponíveis,
Combater o estigma e a exclusão social;
Desconstruir mitos e preconceitos sobre a doença mental e promover uma melhor compreensão e aceitação destas situações;
Promover o envolvimento da população em geral na tomada de decisões em matérias relacionadas com a Saúde Mental;
Construir um diálogo sobre a saúde e doença mental, incentivando a participação da população em geral.

O que é a Literacia em Saúde?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Literacia em Saúde pode ser definida como:
“Qualquer iniciativa desenhada para ajudar os indivíduos e as comunidades a melhorar a sua saúde, aumentando os seus conhecimentos e influenciando as suas atitudes.”
O Programa Nacional para a Saúde Mental  é um documento elaborado pela Direção Geral de Saúde que estabelece um ponto de situação relativamente à Saúde Mental em Portugal, onde a literacia em saúde mental se assume como um ponto fundamental, destacando-se os seguintes objetivos até 2020:
Desenvolver ações de prevenção da doença mental, de promoção da saúde mental e combate ao estigma, na população adulta e na infância e adolescência;
Realizar ações de sensibilização, informação e de formação, dirigidas à população em geral, profissionais envolvidos, utentes e famílias.

Estes objetivos estão de acordo com planos mundiais e europeus em saúde mental, nomeadamente o Plano de Ação de Saúde Mental 2013-2020 da Organização Mundial de Saúde e as Linhas de Ação Estratégica para a Saúde Mental e o Bem-Estar na Europa.

 

Carregue para aceder

Literacia em Saúde e a COVID-19

Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021