Apoio Clínico

Horário de funcionamento: Dias úteis das 08h00 às 17h00
Coordenadora de Serviço: Dra. Noélia Canudo

Acesso à primeira consulta
Através de referenciação médica com origem em entidades externas ao CHPL: médicos dos Centros de Saúde, dos Hospitais e dos subsistemas de saúde;
As consultas de especialidade são também acessíveis através de referenciação por entidade interna ao CHPL.

Inclusão na consulta
Depende sempre da avaliação inicial, efectuada na primeira consulta.

Missão
Prestar cuidados de saúde através da realização de atos psicológicos, conforme definição aprovada em Conselho de Ministro de 15 de Setembro de 2016, com suas competências e atribuições definidas no Artigo 29 do Regulamento Interno do CHPL, publicado no Diário de República, 2.ª série, N.º 86 de 6 de Maio de 2014, onde se lê:
“1 — Ao Serviço de Psicologia Clínica e Psicoterapias compete proceder à avaliação, diagnóstico e aconselhamento psicológico, bem como implementar e desenvolver programas diferenciados de psicoterapias.
2 — Compete ainda ao Serviço de Psicologia e Psicoterapias prestar formação e desenvolver investigação na área da psicologia clínica, tendo em vista a prestação de cuidados de saúde à área assistencial do Centro Hospitalar.

Valores
Respeito pela dignidade humana e pela garantia dos direitos da população a que serve;
Procura permanente das melhores práticas, visando a excelência do atendimento;
Promoção do desenvolvimento das competências técnico-científicas pelo incremento da comunicação interna, do trabalho em equipa e da interdisciplinaridade.

Objetivos
Contribuir para a redução do impacto das perturbações psicológicas conforme o Programa Nacional para a Saúde Mental, respondendo às necessidades assistenciais das pessoas em sofrimento psicológico requerendo uma intervenção psicológica diferenciada com qualidade, eficácia e eficiência, através da realização de:
Exames psicológicos;
Psicoterapia / apoio psicológico / aconselhamento psicológico individual;
Psicoterapia de grupo (consultas de especialidade);
Terapia familiar e de casal.
Promover conhecimentos em saúde: Otimizar e aperfeiçoar a prestação de cuidados através da continuidade da formação e atualização, tendo organizado um programa de formação interna e organizando programas de estágio e efectuando a respectiva tutoria e supervisão.

Serviço de Psicologia e Psicoterapias

Localização: Pav.15
Contactos: 217 917 065
Horário de funcionamento: Dias úteis das 08h00 às 17h00
Coordenadora de Serviço: Dra. Noélia Canudo

Acesso à primeira consulta

Inclusão na consulta
Depende sempre da avaliação inicial, efectuada na primeira consulta.

Valores
Procura permanente das melhores práticas, visando a excelência do atendimento;

Objetivos
Exames psicológicos;
Psicoterapia / apoio psicológico / aconselhamento psicológico individual;
Psicoterapia de grupo (consultas de especialidade);
Terapia familiar e de casal.

Serviços Farmacêuticos

Localização: Pavilhão 23
Contactos: 217 917 045
Horário de Funcionamento: Dias úteis das 9h00 às 18h00
Administradora Hospitalar responsável: Dr.ª Ana Isabel Gonçalves
Coordenador de Serviço: Dr.ª Sara Silva Alexandre
Equipa:
7 Farmacêuticos
5 Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica
4 Assistentes Operacionais
1 Assistente Técnico

Missão
A missão dos Serviços Farmacêuticos é manter o sistema de gestão do medicamento no hospital, que garanta a satisfação de todas as necessidades na área do medicamento e assegure a segurança, eficácia e qualidade em todo o circuito do medicamento, e ainda, a eficiência na utilização dos recursos.
Os profissionais dos Serviços Farmacêuticos trabalham para garantir que cada doente/utente recebe o medicamento mais adequado, eficaz, seguro, de qualidade e em tempo útil, prestando serviços com elevados níveis de competência, excelência e rigor, integrados numa equipa multidisciplinar.

Visão
Prestação de serviços que contribuem para os resultados óptimos na saúde dos doentes/utentes, no que depende da utilização de medicamentos, com compromisso, sentido de diferenciação e de trabalho em equipa.
Criação de valor para todos os seus clientes, internos e externos e ser reconhecido como um serviço de referência e de excelência.

Valores e Princípios
Orientação para a satisfação das necessidades do doente
Competência técnica
Rigor, Integridade, Transparência