28/09/2022

Prémio Arte Jovem 2022 | P31

EXPOSIÇÃO ARTE JOVEM FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP 2022 Concurso Nacional para Alunos de Artes Visuais

O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) e a Fundação Millennium bcp apresentam a exposição “Concurso-Prémio Arte Jovem Fundação Millennium bcp, dirigida a alunos de artes visuais finalistas de 2022.

Esta exposição inaugura no dia 1 de Outubro 2022 no Centro Hospitalar Psiquiátrico de LisboaHospital Júlio de Matos - P31, em Lisboa, a partir das 15 horas, e pode ser visitada até ao dia 15 de Outubro, mediante marcação.

Os 12 artistas selecionados, são os seguintes:

• Ana Pessoa (ESAD Caldas da Rainha)
• Bruno Grilo (FBAUP)
• Catarina Braga (FBAUP)
• Francisco Trepa (FBAUL)
• Inês Mendes Leal (FBAUL)
• Inês Varandas (Universidade do Minho, Guimarães)
• Luís Marques (UALG)
• Maria Luz (FBAUL)
• Pablo Quiroga Devia (FBAUL)
• Rita Leitão (FBAUL)
• Silvestre Quizembe (ESAD Caldas da Rainha)
• Tiago Rocha Costa (FBAUL)

No dia da inauguração, pelas 18 horas, será apresentada uma performance da artista Rita Leitão com a colaboração de Maria Peixoto Martins e Leonor Sousa.

Em contexto extraconcurso, e reconhecendo o prolongado trabalho que Manicómio tem vindo a desenvolver, será também apresentada uma artista ligada a este projeto: Micaela Fikoff.

Este concurso assume os seguintes objetivos principais:

- Dar a conhecer as mais recentes propostas de artistas que acabam de entrar no mundo da arte, proporcionando, assim, uma visão mais alargada da produção artística nacional;

- Criar a oportunidade de os selecionados realizarem a primeira exposição de apresentação de trabalho, com acompanhamento curatorial e correspondente catálogo;

- Atribuir aos selecionados diversos prémios, a seguir mencionados, com o intuito de impulsionar o seu percurso profissional;

Fomentar uma dinâmica mais competitiva entre as escolas nacionais;

- Cativar o mercado da arte, criando novas possibilidades de aquisição pelo público em geral;

- Criar novos meios de divulgação e financiamento das atividades do CDAP.

(instagramcarpe_pt)

(https://www.fundacaomillenniumbcp.pt/)

Para marcações de visitas:

Enviar email para: info@carpe.pt, até ao dia anterior, para marcações.

Quartas, quintas e sextas, entre as 16h00 as 19h00 e sábados das 16h00 às 19h00.

Júri:

Daniel Moreira e Rita Castro Neves (dupla artística)Pedro Pires (artista plástico) Ricardo Campos (investigador em Arte Urbana).

Prémios:

• Uma Viagem a Madrid Fundação Millennium bcp
• Uma Aquisição Fundação Millennium bcp
• Uma Residência Artística - Centro Português de Serigrafia
• Duas Residências Artísticas - Associação Inter-meada (Alvito, Alentejo)
• Residência Artística Anual 1.0 – A BASE Escola de Arte (Lisboa)
• Uma Exposição individual - Abreu Advogados(Lisboa)
• Um Mural LACSLisboa
• Cinco Prémios Aquisição Colecionador Privado
• Prémio Aquisição Coleção Luiz Antunes Maciel Müssnich
• Prémio Aquisição Coleção João Luís Traça
• Inclusão na Coleção Múltiplos CDAP
• Exposição Galeria This is Not a White Cube

Os prémios atribuídos serão em função da relevância e qualidade do trabalho de cada artista.

Carpe Diem Arte e Pesquisa

O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) é um projeto de produção cultural transversal de arte contemporânea que visa propor novas direções na praxis da curadoria e produção de cultura contemporânea. É um projeto sem fins lucrativos, vocacionado para a experimentação. Esta experimentação passa pela definição e execução das linhas curatoriais que se alteram de acordo com o contexto existente, dependendo da proposta do artista, do financiamento desta e da sua adequação ao espaço.

Fundação Millennium bcp

A Fundação Millennium bcp afirma-se como agente de criação de valor na sociedade, nas diversas áreas da sua intervenção, assumindo um claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere. Nesse sentido, procura apoiar várias iniciativas que alinhem com os valores do Millennium bcp e simultaneamente satisfaçam algumas das principais necessidades identificadas nestas três áreas de atuação - Cultura, Ciência e Conhecimento e Solidariedade Social – em Portugal e noutros países onde o Millennium bcp desenvolve a sua atividade.

CONTACTOS:

Instagram: carpe_pt

info@carpe.pt

www.carpe.pt

Parceiros:

47DE01DC-468A-480E-B8A1-97F9D5E4C3C6.jpg

Apoios:

E186F33A-288D-41F3-9A34-529B4654ED26.jpg

2AC313BE-9B70-4128-B16F-5A57411D314C.jpg

F9DF320D-745C-4604-BD0E-45EF5191E9FE.png

ler mais 
21/09/2022

Grupo de Teatro Terapêutico apresenta: Linha-d’água | Reposição 7 e 9 de outubro 2022

Grupo de Teatro Terapêutico (GTT) do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), irá apresentar o espetáculo Linha-d'água, de André Carvalho, nos dias 7 de Outubro às 21:00 e 9 de Outubro às 16:00, no Salão de Festas da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense (SFIA).
Enquanto o GTT procurava uma sala de espetáculos para a reposição de Linha-d'água, surgiu o convite da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense para participamos nas celebrações dos seus 174 anos! Entusiasmados com a possibilidade, não hesitámos e avançámos para novas apresentações! Infelizmente não será possível o mesmo rigor criativo, por constrangimentos financeiros, mas iremos na mesma estar em palco com todo o nosso empenho e dedicação. Os nossos tripulantes estarão fantásticos como sempre!!!
Estas apresentações só serão possíveis, com o apoio e confiança que o CHPL , mais uma vez depositou no GTT.
Sinopse:
Há mais de cinquenta anos que o Ardósia se encontra em travessia.O vaivém civilizacional assim o exige e o respetivo desequilíbrio assegura tambémum constante fluxo de tripulantes: homens, mulheres, raparigas ou rapazelhos…Vêm de todos os pontos do globo e, por ser uma embarcação como nenhuma outra,todos são bem-vindos. Não interessam as suas diferenças ou as suas motivações.Além de um desejo partilhado de mudança, têm em comum a coragem, pois sabemque com o libertar das amarras enfrentarão temíveis ventos e marés, pesadelos denoites mal dormidas e sonhos despedaçados d’outrora.Um acontecimento inesperado atrasou as reparações na carena, mas a notícia deque foram concluídas espalhou-se com celeridade. Agora, a multidão aproxima-separa garantir um vislumbre desimpedido do gigante adormecido.O sinal de partida ribomba pelo empedrado das ruelas sujas do porto e o ferro érecolhido…O Ardósia prepara-se para recomeçar.
 
Informações:
Bilhetes - 5€
Reservas:
producao.gtt@gmail.com   Tel. 936202872
incrivelalmadense@gmail.com   Tel. 936202872
ler mais 
15/09/2022

Certificação pelo Modelo ACSA – Serviços CHPL

O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa iniciou em 2014 um processo de certificação faseada de serviços segundo o Modelo ACSA INTERNATIONAL, conduzido pelo Departamento da Qualidade da Direção Geral da Saúde. Em 9 de junho de 2016, foram certificados com nível BOM, pelo Comité de Certificação do Departamento de Qualidade na Saúde os dois primeiros serviços de internamento: o Serviço Regional de Psiquiatria Forense e a Clínica 3. Em 2020, com um ano de antecedência do fim da validade dos certificados (5 anos contados a partir da data da concessão da certificação pelo Comité de Certificação), o CHPL apresentou candidatura para recertificação da Clínica 3 e do Serviço Regional de Psiquiatra Forense, que concluíram, com nível BOM, os seus processos de recertificação, respetivamente em 18-04-2022 e 22-06-2022. Em 2019, por determinação do Conselho Diretivo, foi alargado o processo de certificação a mais dois serviços, a Unidade Partilhada de Adolescentes e de Jovens Adultos e a Clínica 4 que concluíram também, com nível BOM, os processos de certificação, respetivamente em 30-03-2022 e 11-05-2022. «O Conselho Diretivo regozija-se e agradece todo o esforço e o empenho dos profissionais dos serviços certificados, bem como de todos os profissionais e serviços do CHPL que contribuíram para alcançar esta qualificação (...) Contamos com todos, porque todos são necessários para prosseguirmos este caminho.»     ler mais