Prémio Arte Jovem 2022 | P31

EXPOSIÇÃO ARTE JOVEM FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP 2022

Concurso Nacional para Alunos de Artes Visuais

O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) e a Fundação Millennium bcp apresentam a exposição “Concurso-Prémio Arte Jovem Fundação Millennium bcp, dirigida a alunos de artes visuais finalistas de 2022.

Esta exposição inaugura no dia 1 de Outubro 2022 no Centro Hospitalar Psiquiátrico de LisboaHospital Júlio de Matos – P31, em Lisboa, a partir das 15 horas, e pode ser visitada até ao dia 15 de Outubro, mediante marcação.

Os 12 artistas selecionados, são os seguintes:

• Ana Pessoa (ESAD Caldas da Rainha)
• Bruno Grilo (FBAUP)
• Catarina Braga (FBAUP)
• Francisco Trepa (FBAUL)
• Inês Mendes Leal (FBAUL)
• Inês Varandas (Universidade do Minho, Guimarães)
• Luís Marques (UALG)
• Maria Luz (FBAUL)
• Pablo Quiroga Devia (FBAUL)
• Rita Leitão (FBAUL)
• Silvestre Quizembe (ESAD Caldas da Rainha)
• Tiago Rocha Costa (FBAUL)

No dia da inauguração, pelas 18 horas, será apresentada uma performance da artista Rita Leitão com a colaboração de Maria Peixoto Martins e Leonor Sousa.

Em contexto extraconcurso, e reconhecendo o prolongado trabalho que Manicómio tem vindo a desenvolver, será também apresentada uma artista ligada a este projeto: Micaela Fikoff.

Este concurso assume os seguintes objetivos principais:

– Dar a conhecer as mais recentes propostas de artistas que acabam de entrar no mundo da arte, proporcionando, assim, uma visão mais alargada da produção artística nacional;

– Criar a oportunidade de os selecionados realizarem a primeira exposição de apresentação de trabalho, com acompanhamento curatorial e correspondente catálogo;

– Atribuir aos selecionados diversos prémios, a seguir mencionados, com o intuito de impulsionar o seu percurso profissional;

– Fomentar uma dinâmica mais competitiva entre as escolas nacionais;

– Cativar o mercado da arte, criando novas possibilidades de aquisição pelo público em geral;

– Criar novos meios de divulgação e financiamento das atividades do CDAP.

(instagramcarpe_pt)

(https://www.fundacaomillenniumbcp.pt/)

Para marcações de visitas:

Enviar email para: info@carpe.pt, até ao dia anterior, para marcações.

Quartas, quintas e sextas, entre as 16h00 as 19h00 e sábados das 16h00 às 19h00.

Júri:

Daniel Moreira e Rita Castro Neves (dupla artística)Pedro Pires (artista plástico) Ricardo Campos (investigador em Arte Urbana).

Prémios:

• Uma Viagem a Madrid Fundação Millennium bcp
• Uma Aquisição Fundação Millennium bcp
• Uma Residência Artística – Centro Português de Serigrafia
• Duas Residências Artísticas – Associação Inter-meada (Alvito, Alentejo)
• Residência Artística Anual 1.0 – A BASE Escola de Arte (Lisboa)
• Uma Exposição individual – Abreu Advogados(Lisboa)
• Um Mural LACSLisboa
• Cinco Prémios Aquisição Colecionador Privado
• Prémio Aquisição Coleção Luiz Antunes Maciel Müssnich
• Prémio Aquisição Coleção João Luís Traça
• Inclusão na Coleção Múltiplos CDAP
• Exposição Galeria This is Not a White Cube

Os prémios atribuídos serão em função da relevância e qualidade do trabalho de cada artista.

Carpe Diem Arte e Pesquisa

O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) é um projeto de produção cultural transversal de arte contemporânea que visa propor novas direções na praxis da curadoria e produção de cultura contemporânea. É um projeto sem fins lucrativos, vocacionado para a experimentação. Esta experimentação passa pela definição e execução das linhas curatoriais que se alteram de acordo com o contexto existente, dependendo da proposta do artista, do financiamento desta e da sua adequação ao espaço.

Fundação Millennium bcp

A Fundação Millennium bcp afirma-se como agente de criação de valor na sociedade, nas diversas áreas da sua intervenção, assumindo um claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere. Nesse sentido, procura apoiar várias iniciativas que alinhem com os valores do Millennium bcp e simultaneamente satisfaçam algumas das principais necessidades identificadas nestas três áreas de atuação – Cultura, Ciência e Conhecimento e Solidariedade Social – em Portugal e noutros países onde o Millennium bcp desenvolve a sua atividade.

CONTACTOS:

Instagram: carpe_pt